Presbiopia
A presbiopia, também conhecida como vista cansada ou síndrome do braço curto, é um problema de visão que faz parte do envelhecimento natural dos olhos.
Ou seja, um processo comum que acomete a todos nós normalmente a partir dos 40 anos.
Se você está tendo dificuldade para focar objetos e precisa afastar o braço para poder enxergar, esse é um dos sintomas que indicam a presbiopia.
Ou seja, a falta de foco, a pessoa começa a afastar ou aproximar os objetos para facilitar a leitura.
Geralmente ocorre devido ao desgaste natural dos nossos olhos. É algo que não tem como evitar e que 100% das pessoas vão passar por esse processo.
Dentro do nosso olho nos temos o cristalino, que é considerado a lente dos nossos olhos.
Nesse processo ocorre a perda de elasticidade do cristalino. Portanto, a pessoa não consegue enxergar com nitidez os objetos próximos.
À medida que vamos envelhecendo, acontece um processo de desgastante natural também dos nossos olhos, ou seja, o cristalino começa a perder sua flexibilidade.
Consequentemente a pessoa não consegue enxergar com tanta nitidez, seus olhos perdem forças e começam a não focar igual antigamente.
É possível corrigir a presbiopia de algumas formas:
- Óculos: podendo ser multifocal ou apenas para perto
- Lentes de contato: existem as lentes multifocais, mas podemos trabalhar com a monovisão, deixando o olho dominante com foco para longe e o olho não dominante com foco para perto
- Cirurgia de troca de cristalino: hoje dispomos de algumas opções de lentes intraoculares trifocais, que garantem boa qualidade de visão tanto para longe, quanto para intermediário e perto
- Cirurgia refrativa a laser: podemos corrigir hipermetropia, astigmatismo e miopia com o laser. No olho não dominante é possível programar uma miopia residual para que o paciente tenha uma boa visão para perto