Cirurgia Refrativa a Laser
A cirurgia refrativa compreende basicamente a cirurgia de retirada de grau dos olhos através de uma avançada tecnologia, combinando planejamento e execução eficientes.
Pode ser miopia, hipermetropia ou astigmatismo.
Na atualidade, esta cirurgia é realizada modificando o formato da córnea com um equipamento de raios laser. É como um polimento com raios laser.
Apesar do grau de miopia, hipermetropia ou astigmatismo poder ser muito parecido entre as pessoas, a córnea de um ser humano nunca é igual à outra.
É exatamente destes detalhes que a medicina avançou, aumentando a segurança, e melhorando a qualidade de visão após a cirurgia.
A cirurgia refrativa pode ser realizada utilizando diferentes técnicas e tecnologias com objetivo de solucionar os erros refrativos de cada paciente.
Aqui no meu consultório realizamos exames computadorizados para determinar a indicação cirúrgica e escolha da técnica cirúrgica refrativa para cada caso.
PRK
Abreviação de Photorefractive Keratectomy, que é o mesmo que Ceratectomia-Fotorefrativa. Nesta técnica, o cirurgião programa o Laser para esculpir as camadas superficiais de tecido corneano.
O PRK para cirurgia refrativa proporciona altíssimo nível de segurança, especialmente em paciente com córneas mais finas ou leves alterações em sua curvatura.
Nas primeiras semanas após a cirurgia refrativa, a visão fica relativamente embaçada por um período que varia de 6 a 15 dias, sendo comum certo desconforto ocular até que o epitélio cicatrize na área tratada.
Nesta técnica usamos Lente de Contato terapêutica por 7 dias.
LASIK
Abreviação do inglês de Laser in-Situ Keratomileusis. O Laser é aplicado nas camadas intermediárias da córnea, sendo a camada superficial preservada na forma de uma lentícula (FLAP) que será recolocada imediatamente após a aplicação do laser.
Em geral, não há necessidade do uso de lente de contato terapêutica.
Como a cirurgia é realizada nas camadas internas da córnea, há uma menor cicatrização e inflamação, menor desconforto pós-operatório e recuperação visual mais rápida (24 horas).
O tempo de aplicação do laser é de segundos por olho, corrigindo até 10 graus de miopia, até 6 graus de hipermetropia e até 7 graus de astigmatismo.
O paciente vai para casa imediatamente após o procedimento, usando apenas óculos escuros ou protetores de plástico transparente.
A confecção do flap pode ser de 2 maneiras: uma com um aparelho chamado microcerátomo, que utiliza uma lâmina afiadíssima que delamina a córnea.
Outra forma de se realizar o flap é através do laser de Femtosecond. Com o laser é possível fazer um flap personalizado em sua espessura, diâmetro e posicionamento do flap, com grande precisão e segurança, assim proporcionando maior reprodutibilidade e previsibilidade nos resultados.
Lentes Fácicas
As lentes fácicas ICL são implantadas nos olhos, fixadas entre a íris e o cristalino, com objetivo de corrigir miopia, hipermetropia e astigmatismo quando a cirurgia refrativa a laser não pode ser realizada.
Isso geralmente ocorre em graus mais altos e córneas mais finas. Essas lentes possibilitam correção de aproximadamente até 20 graus de miopia, até 10 graus de hipermetropia e até 7 graus de astigmatismo.
Critérios para a Cirurgia Refrativa
Confira no vídeo abaixo quais são os critérios levados em consideração para decidir pela cirurgia refrativa.