Logo

Crosslinking de Colágeno

É um tratamento cirúrgico para ceratocone, desenvolvido com a finalidade de aumentar a resistência corneana, aumentando com isso sua estabilidade para o ceratocone em progressão.

A luz UVA, associada à riboflavina, cria novas ligações entre as moléculas de colágenos adjacentes, reduzindo significativamente a elasticidade e aumentando a resistência biomecânica do tecido corneano.

A irradiação das moléculas de riboflavina, por meio do aparelho emissor de luz UVA provoca perda do seu equilíbrio interno, havendo liberação de radicais livres de oxigênio (oxigênio singleto - 1O2).

Este equilíbrio somente será recuperado quando ocorrer ligações covalentes entre duas fibrilas de colágeno.

Uma “crossedbridged” é criada entre as fibrilas de colágeno (por isso o termo: “crosslinking”, produzindo maior rigidez do tecido corneano.

Estudos científicos apontam que o aumento na rigidez corneana possa ser de até 329%.

Atualmente, o “crosslinking” pode ser usado como terapia coadjuvante quando indicado implante de anel corneano intraestromal (anel de ferrara).

Essa complementação melhorou os resultados no tratamento coadjuvante (anel de ferrara mais crosslinking) pós-operatórios, comparados com os resultados obtidos em pacientes submetidos apenas ao implante do anel.

O “crosslinking” não representa a cura definitiva do ceratocone. Sua meta é deter a progressão do mesmo e, com isto, conter a deterioração da visão e evitar a necessidade de um transplante de córnea.

WhatsApp